10.10.11

Considerações finais



Estamos certos do quão ingrato e difícil seria procurar medir o acesso da população a cultura através dos Órgãos de Comunicação Social, porquanto, não há, ainda, indicadores estatísticos que nos favoreçam a análise ao foco.

Contudo, por um lado, é notório o pouco aproveitamento que os Média têm tirado da vasta oferta cultural que o País tem para o enriquecimento da programação que se lhes exige.

Daí que consideremos ter havido um acréscimo de programas culturais no actual figurino do audiovisual em Cabo Verde, sobretudo na área da música.

Entretanto,  para uma maior expressão das várias correntes de pensamento e criações sócio-culturais, bem assim a contínua procura pela diversidade sócio-cultural, torna-se premente a multiplicação de canais de difusão cultural.

Convém sublinhar, também – que num País em que a maioria da população está, ainda, arredada dos habituais círculos tradicionais de divulgação artística, cientifica e cultural; nem sempre os meios de Comunicação Social têm sabido ser o porta-voz das iniciativas populares.
Urge, pois, apostar em projectos inovadores e consequentes: fazer da informação cultural uma aposta de desenvolvimento, baseado em valores e meios que possibilitem o acesso ao desenvolvimento harmonioso do País.

Cabo Verde é um País que mexe e em cujo território a Cultura, nas suas mais diversas formas de expressão, tem por cá granjeado a morabeza de crianças, mulheres e homens que dela fazem não só deleite espiritual mas também ocupação social, profissional e mesmo de transmissão de valores que nos identificam como ser Cabo-verdiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário